SECULOR APRESENTA CASE DE IMPLANTAÇÃO DE INDÚSTRIA 4.0

A Seculor foi destaque na Mercopar apresentando nos Pavilhões da Festa da Uva em Caxias do Sul juntamente com a Meber Metais o case de implantação de indústria 4.0.

Abordando os aspectos mais técnicos do software instalado, Leonardo, engenheiro mecânico da Seculor, mostrou como é importante a confiabilidade dos dados extraídos da produção e como eles devem ser utilizados para fazer a correta análise do processo produtivo.

Leonardo ainda destacou que 90% das paradas de máquinas não eram apontadas para o operador, o que não permitiu a correta análise para tomada de decisão da gerência para o aumento de eficiência e redução de custos na produção.

O representante da Seculor mostrou para as pessoas que é possível entrar na indústria 4.0 sem fazer grandes investimentos e estar preparado para a transformação digital que acontece no ramo industrial.

Na oportunidade o diretor da Meber, Marcio, falou sobre sua história e como alguns conceitos da indústria 4.0 já existiam no ambiente acadêmico na década de 90. Contudo, destacou, que naquela época o poder de processamento dos CLP’s e dos computadores não permitiam a aplicação das idéias.

A MERCOPAR

A feira Mercopar acontece todos os anos no mês de outubro em Caxias do Sul. Ela reúne empresa de todos os portes que procuram gerar novos negócios, encontrar novos fornecedores e ficarem a par das últimas tendências tecnológicas.

Ela é realizada desde o início da década de 90 e surgiu pela necessidade dos industriais de conhecerem pequenas e microempresas para fazer a subcontratação, o que era na época uma tendência de mercado.

Nos últimos anos, porém, a transformação digital tem sido o grande ponto discutido na feira. Por isso, novas tecnologias e indústria 4.0 foram os principais assuntos discutidos nos palcos da feira. Além de empresas consolidadas no mercado, startups também tiveram destaque pelo seu rápido desenvolvimento de novas soluções e baixos custos de implantação.

Neste ano, a parceria com o Sebrae ajudou na geração de negócios e a Mercopar 2019 realizou mais de R$65 milhões em vendas, 21% a mais que em 2018.