CASE MEBER - A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL QUE TROUXE VISIBILIDADE AO PROCESSO

Seguindo a veia inovadora, a Meber Metais vinha há algum tempo procurando uma solução que pudesse aumentar o controle de sua produção. Após encontrar a Seculor decidiu implantar a solução da startup em seu processo produtivo a empresa. Assim, além de conectar-se a uma startup – o depoimento do diretor industrial pode ser ouvido neste link -, iniciou um processo de transformação digital.

Primeiramente, foram definidas quais seriam as máquinas monitoradas. Para, então, iniciar uma POC. O projeto passou pelo crivo da direção que acreditou nos ganhos potenciais do projeto. Após aprovado, os postos operativos foram introduzidos no sistema e deu-se início ao processo de configuração dos algoritmos que fazem o monitoramento das máquinas. Setor a setor foi incluso no sistema de modo que os principais postos operativos se encontram hoje monitorados.

Passados doze meses da implantação, podemos com facilidade explorar os ganhos obtidos. O principal deles foi a visibilidade do processo produtivo. Com a digitalização da produção saber o que acontece no ambiente fabril tornou-se possível, a qualquer hora e de qualquer lugar. Não existe dúvidas ou dificuldades para saber como foi a produção do dia ou da semana. Deste modo, a visibilidade, um dos preceitos da indústria 4.0, foi plenamente atingida. Ela também possibilitou o mapeamento dos motivos de paradas dando confiança aos dados coletados.

A confiabilidade dos dados produtivos coletados assim possibilitou o uso do sistema da Seculor para fazer o planejamento de novos funcionários para aumentar a produção nos setores que vinham sofrendo com paradas relacionadas a falta de peças internas. Esta é mais uma prova do impacto que a transformação digital causa na produção. A tomada de decisão da gestão ficou mais assertiva e os dados coletados servem hoje para direcionar decisões e melhorias a fim de aumentar a produtividade da indústria.

Confira neste link a transmissão do diretor da Meber Metais, Marcio Chiaramonte, apresentando o case de indústria 4.0 da empresa!