Confiança do empresário aumenta na indústria

O índice de confiança dos empresários é um dos principais indicadores econômicos. Através dele é possível delinear quais são as expectativas de crescimento e investimento para a economia. Assim, desde o ponto mais crítico da pandemia a confiança do empresário chegue aumentando consolidando o ótimo momento para a indústria do país.

Neste sentido, o índice de novembro de 2020, divulgado pela CNI, mostrou avanço em quase todos setores pesquisados. Dentre os 30 ramos, 22 apresentaram avanço da confiança dos empresários. Um indicativo que 2021 poderá ser um ótimo ano para a economia do Brasil. O índice se mantém perto das máximas e bem acima da média histórica, como pode ser visto no gráfico.

confiança na indústria aumenta

Entre os diversos setores o destaque fica para o setor de produtos de borracha com 68,2 pontos. Produtos de madeira e metalurgia que marcam, respectivamente, 66,2 e 66,0 pontos. Vale destacar que mesmo o ramo da indústria que apresentou o índice mais baixo, obras de infraestrutura, ficou 4 pontos acima da linha divisória entre otimismo e pessimismo que é de 50 pontos.

Fonte: CNI