Nuvem: a computação da indústria 4.0

A melhoria contínua nos processos nas indústrias são necessárias tanto para melhorar a qualidade de seus produtos quanto para aumentar a lucratividade. Por isso, a atual busca por inovação e conhecimento é incessante.

Através deste artigo buscamos esclarecer um dos principais conceitos das tecnologias modernas presentes no mercado: a computação em nuvem. Após descrevê-lo, discutiremos qual a importância da computação em nuvem para a indústria 4.0.

Para entender melhor, iniciaremos falando sobre a indústria 4.0. O termo indústria 4.0 surgiu na Alemanha. Ela foi um dos primeiros países a perceber que os avanços tecnológicos poderiam revolucionar a indústria. De uma maneira geral, indústria 4.0 é a aplicação de novas tecnologias no chão-de-fábrica. Essas tecnologias possibilitam a integração de equipamentos, criando assim um ecossistema, e consequentemente permitindo realizar a coleta e análise de dados para futuras tomadas de decisões.

Dentre essas novas tecnologias a computação em nuvem está se tornando cada vez mais popular no ramo industrial, principalmente para indústrias de médio a pequeno porte. Em uma breve e simples definição: computação em nuvem (em inglês cloud computing, como é bem conhecida) é a oferta de recursos computacionais (infraestrutura de hardware e rede) na modalidade de serviços onde é cobrado pelo seu uso. Esses serviços permitem uma maior flexibilidade e praticidade para realizar o gerenciamento da infraestrutura de TI de uma empresa.

Um dos principais benefícios da nuvem é a possibilidade de escalar as aplicações proporcionalmente a demanda recebida, o que consequentemente gera uma maior eficiência nos gastos com tecnologia. Outra característica importante da nuvem é a alta disponibilidade, a qual pode-se definir como uma redundância tanto dos serviços quanto dos dados armazenados, desta forma é garantido que a aplicação não pare de funcionar. Esta característica é percebida também quando existe a necessidade de atualizar algum sistema, em nenhum momento a aplicação precisa ser totalmente encerrada para que a nova versão possa ser instalada.

Em uma nuvem muitas vezes não é possível saber onde as informações estão sendo gravadas, ela pode estar sendo armazenada em um Data Center localizado em qualquer lugar do mundo, como, por exemplo, nos EUA, porém ela pode ser acessada por você de forma transparente através de um navegador de internet. As empresas que contratam um serviço de nuvem não precisam se preocupar com as informações que são armazenadas de forma persistente, pois elas estarão seguras e geralmente replicadas em múltiplos locais, em outras palavras, quem utiliza o serviço em nuvem tem sempre um backup de todos seus dados. 

A nuvem na indústria 4.0 é relevante pois possibilita a manipulação, análise e armazenamento de uma quantidade considerável de dados, além de permitir o acesso às informações a qualquer momento, de qualquer lugar e a partir de diferentes dispositivos. Pode-se considerar que a nuvem é um pré-requisito para uma empresa que busca alcançar a indústria 4.0.

Desta forma, a Sêculor tem o papel de unir as novas tecnologias para ajudar a sua empresa a aperfeiçoar seus processos, melhorar a produtividade e reduzir seus custos.