O que é indústria 4.0?

A Indústria 4.0 é o assunto mais comentado e pesquisado quando se fala em inovação tecnológica na indústria. Embora o termo tenha ficado popular, encontramos ainda muita distorção sobre o que realmente ele representa. Por isso, tentaremos ajudar no esclarecimento deste conceito que é tão caro e fundamental para a sobrevivências das indústrias no futuro.

Assim, a primeira vez que o termo Indústria 4.0 foi usado foi na Feira de Hannover na Alemanha em 2011. A Alemanha foi um dos primeiros países a perceber que os avanços tecnológicos poderiam revolucionar a maneira de produzir. Entidades alemãs juntamente com indústrias se uniram e traçaram um objetivo conjunto na época: tornar o país o líder mundial em internet das coisas (IoT) industrial até 2020.

Definição do conceito "indústria 4.0"

Ao longo dos anos as discussões sobre a definição exata do que é a Indústria 4.0 intensificaram-se. Atualmente, podemos sintetizá-lo como: um sistema virtual que replica o que acontece no chão-de-fábrica. Deste modo, a integração dos equipamentos de toda a indústria via internet das coisas permite coletar dados e fazer análises assertivas para que ações sejam tomadas.

Uma das vantagens da indústria 4.0, portanto, é tornar possível a produção de uma gama variada de produtos com baixo volume. Uma produção mais customizada toma o lugar da produção em série tradicional, sem prejuízos de produtividade.